Blog

Home  /  Dicas   /  O que vale mais a pena: fazer compras mensais em atacarejos ou compras diárias em pequenos mercados?

O que vale mais a pena: fazer compras mensais em atacarejos ou compras diárias em pequenos mercados?

Todo mundo já ouviu pelo menos uma vez na vida “Tal mercado está mais caro que aquele mercado”. Esse comentário tem se repetido com mais frequência e tem ganhado um ingrediente a mais: os atacarejos.

Segundo uma pesquisa da consultoria Nielsen “os gastos em mercados de vizinhança cresceram 34% em 2017; nos atacarejos, 20%; e nos supermercados, 18%. Já nos hipermercados, houve queda de 14% no volume de vendas”. Essa oscilação no volume de vendas se deve, principalmente, pela busca na economia do orçamento doméstico.

[Aí, você deve estar se perguntando] Mas qual é o encanto por trás desses megamercados? Será que eles são assim tão vantajosos?

Antes de mais nada: o que são atacarejos? São mercados que variam as ofertas para quem quer comprar poucas unidades de um produto (varejo) ou uma quantidade maior de produtos (atacado). Essa diferença faz com que o preço dos produtos varie e saia mais ou menos em conta. Mas, vamos mostrar quais são vantagens e desvantagens de um atacarejo:

Entre vantagens e desvantagens, algumas preocupações são válidas. O mais indicado é investir em produtos que tem um tempo de vida maior para as compras de mês, e aí os atacarejos saem na frente. Já para frutas, verduras e outros tipos de alimentos, vale passar no mercado mais próximo de casa e comprar em menores quantidades.

Mas, há alguns cuidados a serem tomados em qualquer tipo de compra, como colocar na ponta do lápis os gastos mensais. Antes de sair para o mercado coma, assim o estômago não influencia na compra de um produto. É muito importante fazer uma lista de compras, pensando sempre se há a necessidade de tal mercadoria, e assim definir um valor a ser gasto.

Mesmo conhecendo o mercado ou o atacarejo, faça comparações e veja se consegue substituir uma mercadoria por outra mais barata [nessas horas a calculadora é sua melhor amiga].

Deixe seu comentário