Blog

Home  /  Dicas   /  Como faço para descobrir meu perfil de investidor?

Como faço para descobrir meu perfil de investidor?

Essa pergunta vale para todo mundo que faz parte do universo dos bancarizados: Quem nunca teve aquela conversa com o gerente de banco para falar sobre aplicações, títulos e prêmios de capitalização?

Essa situação pode ser um tanto constrangedora para muitas pessoas da primeira vez (como foi comigo, por exemplo) e não pelo assunto em si, mas pelo pouquíssimo conhecimento à época de todo e qualquer assunto relacionado a investimentos.  

Passamos por vários momentos na vida em que é necessário se fazer aquela famosa pergunta: Será que estou preparado para tomar um passo adiante, seja no trabalho ou na vida pessoal? O mesmo vale para as decisões sobre investimentos:

 

‘Chegou a hora de dar um passo além?’

 

O autoconhecimento é fundamental nessas horas. Conservador, equilibrado, agressivo, não importa qual o seu estilo. [Não importa o quanto você está familiarizado com ações, câmbio ou qualquer outro tipo de rendimento, é essencial ter em mente os seus objetivos e seguir sempre em frente].

 

[Nós aqui na Sooner queremos fazer parte disso!] Para ajudar você a entender melhor qual o seu perfil investidor, seguem algumas dicas e informações.

 

Em que fase da vida você está hoje?

Você está se preparando para encarar uma nova etapa em sua vida profissional ou já tirou o pé e está pensando em qual lugar do mundo gostaria de curtir a aposentadoria? Cada um tem o seu tempo para acelerar mais ou frear o ritmo de sua vida! [Tire um tempinho para refletir sobre isso].

 

Você é mais sensível ou tolerante a perdas?

Pense no Bolão da Copa que a sua empresa fez ou que a sua família organizou. Independente do valor estipulado para a aposta inicial, o que foi mais divertido: participar e interagir com os amigos ou comemorar nas poucas vezes em que acertou os resultados e ter que esperar a raiva passar quando o seu chute passou bem longe? [A reação com pequenas perdas diz muito sobre o seu perfil].

 

A sua meta é de curto, médio ou longo prazo?

Todos nós temos desejos que dependem em parte de nossas habilidades e oportunidades e isso vale em qualquer circunstância. No entanto, classificar os seus objetivos de vida como fáceis, médios ou difíceis talvez não seja muito incentivador, não acha? Que tal pensar no tempo necessário para atingir esses objetivos ao invés de defini-los por níveis de dificuldade? [Se você for honesto consigo mesmo e estipular tempo para seus desejos, eles se tornam mais reais e possíveis de serem alcançados].      

 

ENTÃO: ESTÁ PREPARADO PARA FAZER O SEU DINHEIRO TRABALHAR POR VOCÊ?

Quando chegar a hora de encarar o desafio e de dar um passo maior do que a ‘poupança nossa de cada dia’, lembre-se: a Sooner está aqui para te ajudar!

 

VAMOS COMEÇAR?

Deixe seu comentário